Um jovem foi até um mestre e começou a questionar o valor dos ensinamentos que ele ministrava. Disse que ele estava errado em muitos aspectos e que não concordava com grande parte dos ensinamentos.
O mestre, sem se perturbar, retirou do dedo um anel. Em seguida entregou ao jovem dizendo: "Por favor, pegue este anel e leve até o mercado. Veja se pode conseguir uma peça de ouro por ele".
O jovem, sem entender o motivo do pedido do mestre, foi até o mercado. Correu barraca por barraca, mercador por mercador e o máximo que conseguiu foi a oferta de uma peça de prata pelo anel. Ele voltou ao mestre e relatou o acontecido.
O mestre então lhe disse: "Agora vá até um joalheiro e mostre o anel. Então, pergunte quanto ele pagaria".
O jovem assim o fez. O joalheiro olhou o anel e se deteve na pedra incrustada no mesmo. Depois de um certo tempo analisando o que estava vendo, ofereceu mil moedas de ouro, só pela pedra. O jovem ficou completamente surpreso e paralisado diante da oferta.Ele voltou até o mestre e relatou o acontecido.
O mestre então lhe disse: "A sua noção de valor em relação aos conhecimentos que transmito aos discípulos é tão grande quanto a noção de valor dos mascates à respeito de joias. Quem se propõe a avaliar joias, deve primeiro tornar-se um joalheiro".
História Sufi
Oi Jorge
ResponderExcluirMuitas vezes avaliamos coisas e pessoas de forma superficial, criando critérios de julgamentos, sem nos atermos realmente em seu verdadeiro conteúdo.
Boa semana
Abraço
Maravilhoso texto e lição de vida,Jorge.
ResponderExcluirÉ a avaliação do exterior sem olhar o verdadeiro,o âmago,o ser,a alma!
Amei!
Linda semana e bjs
Donetzka
Nunca fazer juízos rápidos...dão sempre errado.
ResponderExcluirBjs
Jorge, tudo bem?
ResponderExcluirBela mensagem, fiquei pensando por aqui que você sempre escolhe muito bem os textos, com lições de vida e coisas que acrescentam! Parabéns!
Abraços e ótimos dias!
Olá Jorge,
ResponderExcluirUma bela lição!
Para avaliar com justiça precisaríamos estar isentos e ser especialistas no assunto. Caso contrário, estaremos apenas palpitando e sem qualquer respaldo.
Abraço.
Bom dia,Jorge! Que bom você ter indicado para sua esposa o meu trabalho! Deixe o nome e o blog dela para eu ter mais atenção,OK? Obrigada também por sua visita ao meu blog.Quanto a mensagem,foi muito bem escolhida..Amei. Beijo e tudo de bom,amigo...você merece! Lylian
ResponderExcluirOi Jorge,
ResponderExcluiré mais ou menos isso:
A única fonte de felicidade está dentro de você, e deve ser repartida. Repartir suas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre você mesmo.”
Acgei que sim.
Beijis
Muito bom! Avaliações dependem de conhecimentos específicos e não podem se prender a fatos isolados. Abraços!
ResponderExcluir