Decidi reservar este espaço para relatar a vida de José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza.
Gentileza nasceu em 11/04/1917 no bairro de Cafelândia (São Paulo) onde vivia com seus pais e onze irmãos. Durante sua infância era "obrigado" a trabalhas nas terras locais cuidando dos animais e em determinados momentos havia a necessidade de trabalhar puxando carroças vendendo lenha para ajudar sua família. O campo ensinou a José Datrino a amansar burros para o transporte de carga. Tempos depois, como profeta Gentileza, se dizia "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento".
Quando José completou 13 anos começou a ter algumas premonições sobre suas missões na Terra e isso acabou gerando certo desconforto em sua família que começou a desconfiar que ele estava tendo algum problema mental.
Em 1961, exatamente no dia 17 de Dezembro, ocorreu uma verdadeira tragédia em Niterói no Circo "Gran Circus Norte-Americano" que infelizmente gerou a morte de 500 pessoas causada por um incêndio. Essa foi uma das maiores fatalidades no Brasil e teve repercussão em todo o mundo.
Dois dias antes do Natal de 1961 (6 dias após o incêndio) José Datrino acordou durante a madrugada alegando ter ouvido "vozes astrais" que pediam para que ele abandonasse o mundo material e se dedicasse exclusivamente ao mundo espiritual. A partir desse dia o Profeta pegou seu caminhão e se dirigiu ao local do incêndio, plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo que um dia levou tantas alegrias as pessoas. Lá permaneceu durante 4 anos de sua vida. José durante esse período levou conforto e carinho a muitas famílias das vítimas do incêndio. Daquele dia em diante passou a ser chamado de "Profeta Gentileza".
Depois de deixar o local, "Gentileza" começou sua jornada pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro na década de 1970. Fazia suas pregações em trens, ônibus e praças públicas, sempre levando palavras de conforto e bondade as pessoas. Gentileza pregava também o respeito ao próximo e pela natureza. Alguns o chamavam de louco e ele sempre respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".
Apartir da década de 1980 começou a escrever diversas frases e poemas em 56 pilastras do viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio. Ali deixou sua marca eterna para que todos pudessem ler.
Gentileza faleceu em 28 de maio de 1996 deixando seu legado de bondade e amor, dedicando sua vida ao próximo e a Deus.
QUE LINDO TESTEMUNHO DE VIDA,JORGE.
ResponderExcluirMINHA MÃE FALAVA DESSE INCÊNDIO E DESSE QUASE SANTO HOMEM.
BELA POSTAGEM.
BJS E ÓTIMO CARNAVAL
DONETZKA
DonetzkaTextoseImagensLindas
Concordo com a Donetzka!! o texto é muito bom e eu tenho uma camisa do profeta gentileza, quem passa pelo caminho até o porto do rio de janeiro vê bem as imagens e grafias dessa grande idealizador da palavra! bom texto!
ExcluirOBS: vc ficou dee me avisar como se coloca o banner de propaganda... ta me devendo...
de roxa essa vida que ele passol e osso vil
ExcluirOlá Jorge :)
ResponderExcluirQue post bonito.
O profeta Gentileza foi um emissário de paz.
Ouvi dizer que ele nunca dizia 'obrigado',pois essa palavra vem de obrigação.
Ele preferia falar 'agradecido'.E amava pronunciar 'por gentileza';
enfim,foi uma pessoa pra lá de especial.Dessas que dá vontade de ter conhecido pessoalmente.
Um abraço \o/
Olá Jorge,
ResponderExcluirGostei muito do texto, já tinha ouvido falar do profeta Gentileza, mas não sabia sobre sua vida, agora sei. Quando morava em Caxias e trabalhava no centro, sempre que o ônibus saia da Avenida Brasil e entrava na rua da Rodoviaria eu ficava olhando para frases que estão nas pilastras do viaduto, na época eu não sabia que era do profeta Gentileza. Tem pessoas que vieram ao mundo para deixar sua marca, ele foi uma dessas.
Bjs
Marcia Pimentel
http://marcia-pimentel.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOi Jorge,
Adorei conhecer a história de vida deste homem conhecido como profeta Gentileza, que deixou sua marca no mundo, além de exemplos de fé e amor ao próximo.
Abraço.
Muito interessante!!! Adorei!!!
ResponderExcluirmais ou menos
Excluirmeu professor falou isso também eu me
ResponderExcluirpergunto porque as pessoas boas morre
ê verdade gentileza gera gentileza eu adorei!!! essa história
Adorei
ResponderExcluirrealmente ele era impressionante ...
ResponderExcluiradorei!!! Aprendei muito com esse texto do profeta Gentileza!!!!!!!!
ResponderExcluiradorei aprendi muito pensei que era chato mais e muito legal parabéns
ResponderExcluirgostei muito de ler sobre o profeta gentileza ele nos ensinou e nos ensina a viver nesse mundo louco que ninguém respeita niguém
ResponderExcluirNós que passamos apressados
ResponderExcluirPelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de gentileza
Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
"Amor: palavra que liberta"
Já dizia o profeta
Nós que passamos apressados
ResponderExcluirPelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de gentileza
Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é o circo
"Amor: palavra que liberta"
Já dizia o profeta
profeta gentileza marcou a historia..por suas frases malucas "pichando" os muros da rua..Alegrando as pessoas e sempre trazendo alegria por nonde ele passava.. :3 adoreiii a historia dele parabéns pra ele
ResponderExcluir#curioza
lindo essa vai pro trabalho de escola kkk
ResponderExcluiroque ele pregava parece algo tão simples e corriqueiro mas na verdade é o segredo da humanidade ...http://lafelicitah.blogspot.com/
ResponderExcluir