Texto bem interessante que encontrei numa dessas minhas "viagens" pela internet.
Segundo os dicionários, raciocinar é fazer uso da razão para conhecer, para julgar a relação das coisas; ponderar; pensar.
Quando se trata de tomar decisões em nossas ações diárias, parece que nossa capacidade de raciocinar fica prejudicada ou é abafada pelo egoísmo.
Quando estamos no trânsito, por exemplo, e há um veículo atravessado na rua, cujo motorista espera que alguém lhe dê a vez para poder seguir, a razão diz que se o deixarmos passar o tráfego fluirá melhor, beneficiando a todos, mas geralmente não é essa a nossa decisão.
Quando passamos por um lugar onde houve um acidente e a aglomeração de pessoas está grande, ao invés de ouvirmos os apelos da razão para seguir em frente e não atrapalhar, a maioria das vezes nos juntamos à multidão só para satisfazer a curiosidade e julgar a ocorrência sem conhecimento de causa.
Se necessitamos chamar atenção de um filho ou outro familiar, por exemplo, e percebemos que este chega nervoso, irritado, a razão nos aconselha deixar para outro momento, mas, infelizmente, nem sempre a ouvimos e despejamos sobre ele uma enxurrada de palavras ásperas, agravando a situação.
Vale a pena prestar mais atenção nessa faculdade bendita que Deus nos deu, chamada razão. Se lhe déssemos ouvidos, aliando-a ao sentimento, por certo, evitaríamos muitos males, tanto para nós quanto para os outros.
Texto retirado do site:
Gostei muito,Jorge.
ResponderExcluirSabe? Eu qdo vejo aglomeração saio de perto. Diferente da maioria.Aí ouço a razão.
Gosto de ouvir o coração e a razão.
Os dois juntos formam uma parceria e tanto,certo?
Beijos madrugadores
Fique com Deus e ótima quarta
Donetzka
Puxa Jorginho... Muito verdadeiro esse texto! A gente faz mesmo tuuuuudo errado!
ResponderExcluirOlá Jorge
ResponderExcluirÉ verdade, muitas vezes agimos erradamente. Bela reflexão. Um forte abraço.
Olá Jorge :)
ResponderExcluirQuando usamos nossa capacidade de raciocínio,calma
e sensatez,amenizamos muitas situações...
Abraços \o/
Olá Jorge
ResponderExcluirVocê tem toda razão, na maioria das vezes não usamos a razão, por isso vivemos quebrando a cara.
Abração