Na última semana li uma história na internet que me comoveu muito. Trata-se da história uma jovem chamada Paula Eckhardt que mora em Santa Clara do Sul, município de 5,7 mil habitantes na região do Vale do Taquari (Rio Grande do Sul).
A jovem que tem hoje 23 anos de idade é portadora da síndrome de Klippel-Trénaunay-Weber, ainda considerada incurável pela medicina, mas que pode ser controlada. Essa é uma doença muito rara que altera as ramificações das veias e artérias.
Segundo a reportagem, ela é portadora da doença desde criança e no seu caso a doença afeta sua perna direita, 2,75 cm maior e mais pesada que a esquerda. Ela procurou durante anos tratamento e ajuda mas sempre esbarrou na falta de profissionais habilitados e de recursos financeiros.
Em 2011 sua doença começou a se agravar e desde então vem procurando ajuda para custear seu tratamento e só o exame necessário para iniciar esse processo custa 17 mil reais. Ela diz que tem procurado a Secretaria de Saúde de Santa Clara do Sul, mas que sempre encontra dificuldades para conseguir o tratamento.
No final da reportagem havia um e-mail em que quem quisesse ajudar poderia buscar informações diretamente com a Paula. Fiz isso e trocamos alguns e-mails e decidi trazer sua história aqui para Mente Aberta. Se você conhece alguém que tem condições de ajudar de alguma forma, favor repassar o e-mail: eckhardt.paula@hotmail.com.
Vamos fazer a nossa parte!