Receba Grátis as postagens

Caminhar e Correr - Promessa cumprida

,


Uma das promessas que fiz no final do ano passado era que iria começar a cuidar mais da minha saúde no ano de 2013. Na verdade essa era uma promessa que havia feito na virada de 2011/2012 e que não consegui cumprir. 
 
Quando eu era mais jovem me dedicava muito ao esporte em geral e quando vamos ficando mais velhos acabamos adquirindo novas responsabilidades que em determinados momentos acabam nos afastando de algumas coisas que gostamos de fazer. Mas essa era uma promessa que não poderia deixar de cumprir.
 
Para iniciar comecei a caminhar e correr há praticamente 2 semanas e conversando com um amigo a respeito dessa minha vontade ele comentou que o maior adversário para iniciarmos tal prática era uma inimiga instalada dentro de nossa própria casa: a TELEVISÃO! E não é que verdade! Cheguei a adiar por duas vezes o meu plano. Chegava em casa e batia aquela preguiça e quando olhava para a televisão, pronto, lá estava eu sentado no sofá adiando mais uma vez meu projeto.
 
Mas com muita força de vontade venci esse mal e estou firme e forte na minha corridinha semanal. Busquei algumas dicas para quem desejar começar a praticar essa atividade física muito importante para o corpo. Vamos lá:
 

1) Consulte um médico – Antes de começar a atividade, o ideal é passar por uma avaliação médica e verificar como está sua saúde. Procure, de preferência, um cardiologista e um ortopedista. Os especialistas vão analisar a saúde do coração (muito exigido nessa prática) e a qualidade dos músculos e ossos, para evitar lesões ortopédicas. Além disso, será possível analisar sua quantidade de massa magra e gorda para calcular o quanto de gordura você terá de eliminar. Com esse panorama, fica mais fácil e seguro traçar um treinamento específico para você.
2) Escolha um bom tênis e uma roupa leve — Esses dois itens são ideais para você conseguir praticar o esporte confortavelmente. Para escolher o tênis, o ideal é analisar qual seu tipo de pisada, e isso pode ser feito na consulta ao ortopedista. Elas variam entre neutras (pisada correta), supinadas (quando há rotação externa excessiva do pé) ou pronadas (quando há rotação interna excessiva do pé). As duas últimas podem influenciar na postura, deixando-a mais inclinada, e os tênis apropriados para cada pisada conseguem corrigir o desvio por meio de um mecanismo de compensação que alinha a coluna, melhorando o desempenho nas corridas. Caso não seja possível adquirir um tênis específico, escolha um que seja projetado para corrida e equipado com amortecedores. Já as roupas devem ser leves e compatíveis com as condições climáticas. Dê preferência para peças com tecnologia dry-fit, que além de serem leves permitem a evaporação rápida do suor (os fios da parte interna do tecido absorvem a umidade do corpo e os fios do lado externo ajudam na sua evaporação).
3) Comece devagar – Se está há muito tempo inativo e quer começar a correr, vá com calma. Cada treino deve ser montado individualmente, de acordo com o preparo e porte físico de cada indivíduo, podendo variar o tempo de adaptação de pessoa para pessoa. No começo, preocupe-se mais com o tempo de treino do que com a intensidade. Isso faz com que o corpo se adapte à atividade e prepare melhor os músculos que depois poderão ser submetidos a intensidades maiores. Inicie com uma caminhada moderada de 30 minutos e permaneça nesse treinamento até você se sentir pronto para incluir trotadas (caminhada mais acelerada) na atividade. Para acostumar, alterne um minuto de trotada e quatro de caminhada, até o momento em que você fará com facilidade 30 minutos de trotada. Depois, inclua as corridas intercaladas com trotadas e siga a evolução até conseguir correr sem parar. Lembre-se: não exceda seu limite, isso pode causar lesões.
4) Fique atento à postura – É recomendado que, antes de começar a correr, seja feito um exercício postural, como alongamentos, para se condicionar a manter a coluna sempre ereta. Enquanto estiver correndo, mantenha os braços posicionados em 90°, pois além de conservar a postura, esse cuidado favorece a propulsão do corpo. As pisadas devem ser feitas do calcanhar para as pontas dos pés, para evitar impacto nos joelhos, quadris e coluna. Uma boa dica é, se possível, optar por pistas de areia na época de adaptação, pois elas geram menos impacto e não forçam as articulações.
5) Hidrate-se e se alimente adequadamente – Os exercícios físicos nunca devem ser feitos em jejum, mas isso não quer dizer que seja preciso comer muito. O ideal é ingerir um alimento com carboidrato de fácil absorção, como massas e pães, duas horas antes de começar o treino, para obter energia suficiente, mas sem exageros para evitar problemas gástricos ou até congestão. Como a porção ideal depende de cada indivíduo, é recomendado pedir orientação a um nutricionista. A hidratação deve ser feita antes, durante e depois da atividade, com água ou bebida isotônica.
Espero que tenham gostado e se inspirem também a começar a praticar alguma atividade física esse ano. um grande abraço!

OBS: as 5 dicas nesta postagem foram baseadas no site: http://drauziovarella.com.br

14 comentários:

  1. Jorge preciso fazer o mesmo mas a preguiça não tem me largado. As dicas foram excelentes e não devemos copiar a sua iniciativa em iniciar em algum esporte e correr é o mais fácil deles .
    Um grande abraço.
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque o não devemos copiar por devemos copiar ...rs...rs...

      Excluir
  2. Parabéns,Jorge!
    Pela disposição e bons propósitos.
    Que vc tenha êxito na sua empreitada do ano de 2013 e que ingresse em 2014 vitorioso sobre a preguiça e a Televisão.
    Também fiz metas para 2013 e se atingir a primeira delas já estará de bom tamanho: Vou emagrecer 10 kg. Como iniciei pesando 93 será fácil voltar aos 83, para esse fim comecei pela alimentação e já cortei doces, chocolate, açúcar, pão comum. A alimentação regrada, comecei por adotar as 3 ou 4 colheres de arroz, mesma quantidade de feijão, alguma carne magra e verduras e legumes.
    A melhor notícia é que já perdi, desde o Natal, cerca de 5 kg.... essa perda inicial é mais fácil. Agora vou procurar um nutricionista e um personal...
    Quando iniciar o programa de exercícios, já estarei apenas com a preguiça porque a TV já descartei faz tempo.
    Poste aqui os seus progressos no cuidado da saúde e do preparo físico.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabens meu amigo! Eu estou no quase ainda, hahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge!
    A 'televisão' será apenas um dos obstáculos que vc enfrentará.
    Então seja persistente...
    Os resultados,serão compensadores.
    Boa sorte,e não desista \o/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    tudo bem?
    Vim conhecer teu cantinho e adorei, já estou seguindo!!!
    Parabéns pela iniciativa!!!
    Passa lá no meu qndo quiser será muito bem vindo
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ótima dica!!!
    Sou um pouco/muito preguiçosa, fico cansada só de pensar, mas sei que faz um bem danado para a saúde... Quem sabe um dia desses eu animo.
    Tenha uma Ótima Semana Beijos Márcia (Rio de Janeiro)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi,Jorge! Vi sua foto e comentário no Poeta Cigano.Gostei muito de seu blog ultra informativo.Parabéns! Lylian

    ResponderExcluir
  8. OI Jorge,
    Acredita que fiz a mesma promessa.
    Ano passado fiquei muito sedentária, e na virada
    entre meus planos esta a caminhada. Ainda não consegui,
    mas sou uma guerreira(modesta)e lendo seu post...começo ja.
    Fiquei feliz de saber que gosta do que escrevo.
    Seja sempre muito bem vindo por la.

    Um beijo, paz e serenidade

    ResponderExcluir

  9. Oi Jorge,

    Estou ensaiando desde o ano passado a reiniciar os exercícios físicos. Fazia pilates, yoga e caminhava.
    Vou tentar retornar o mais rápido possível para que a preguiça não me vença
    novamente-rsrs.
    As dicas foram excelentes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das dicas. Sou sedentária e preciso de "atitude" (rss). Nunca fiz exercícios físicos e sempre que faço exames de rotina essa é a primeira providência que me cobram. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Faz muito bem em cuidar de si, eu faço passadeira uma hora diariamente tenho sess-ões de hidroterapia e natação, além de cuidado com o regime alimentar.

    Um bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito sua visita!! Que bom que também pratica algum tipo de atividade física! Grande abraço!!

      Excluir
  12. Muito importante a prática de exercícios físicos. Nosso corpo e nossa mente se não forem exercitados atrofiam...

    ResponderExcluir

Precisando de Serviços de despachante? Procure "J.P Despachante"

Realizamos:

Contrato de locação, Alteração Contratual, Distrato Social, CNPJ, Inscrição Estadual, Legalização de Empresas, Certidões, Procurações, Escritura de Imóveis, Escritura de Doação, Inventário Extrajudicial, Divórcio Extrajudicial, União Estável e Sicaf.

Contatotos: (21) 3361-1490/7706-8090/id 12*343942
E-mail: lupepereira@ig.com.br
 

Mente Aberta Copyright © 2013 | Template design by Jorge Luiz | Powered by Blogger Templates