Receba Grátis as postagens

Entenda o Que é AVC (Acidente Vascular Cerebral)

,

No último domingo tivemos a triste notícia sobre o AVC sofrido por Ricardo Gomes, técnico de futebol do Vasco da Gama. Resolvi buscar informações sobre o que é AVC, sobre como ele se desenvolve e quais os sintomas. Abaixo segue algumas informações que encontrei:

O acidente vascular cerebral é uma doença caracterizada pelo início agudo de um deficit neurológico (diminuição da função) que persiste por pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral que leva a uma redução do aporte de oxigênio às células cerebrais adjacentes ao local do dano com consequente morte dessas células; começa abruptamente, sendo o deficit neurológico máximo no seu início, e podendo progredir ao longo do tempo.
O termo ataque isquêmico transitório (AIT) refere-se ao deficit neurológico transitório com duração de menos de 24 horas até total retorno à normalidade; quando o deficit dura além de 24 horas, com retorno ao normal é dito como um deficit neurológico isquêmico reversível (DNIR).
Podemos dividir o acidente vascular cerebral em duas categorias:
O acidente vascular isquêmico consiste na oclusão de um vaso sangüíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro, interferindo com as funções neurológicas dependentes daquela região afetada, produzindo uma sintomatologia ou deficits característicos. Em torno de 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos.
No acidente vascular hemorrágico existe hemorragia (sangramento) local, com outros fatores complicadores tais como aumento da pressão intracraniana, edema (inchaço) cerebral, entre outros, levando a sinais nem sempre focais. Em torno de 20% dos acidentes vasculares cerebrais são hemorrágicos.

Como se desenvolve ou se adquire?

Vários fatores de risco são descritos e estão comprovados na origem do acidente vascular cerebral, entre eles estão: a hipertensão arterial, doença cardíaca, fibrilação atrial, diabete, tabagismo, hiperlipidemia. Outros fatores que podemos citar são: o uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, ou outras doenças que acarretem aumento no estado de coagulabilidade (coagulação do sangue) do indivíduo.

O que se sente?

Geralmente vai depender do tipo de acidente vascular cerebral que o paciente está sofrendo se isquêmico ou hemorrágico. Os sintomas podem depender da sua localização e da idade do paciente. Os principais sintomas do acidente vascular cerebral incluem:

Fraqueza:
O início súbito de uma fraqueza em um dos membros (braço, perna) ou face é o sintoma mais comum dos acidentes vasculares cerebrais. Pode significar a isquemia de todo um hemisfério cerebral ou apenas de uma área pequena e específica. Podem ocorrer de diferentes formas apresentando-se por fraqueza maior na face e no braço que na perna; ou fraqueza maior na perna que no braço ou na face; ou ainda a fraqueza pode se acompanhar de outros sintomas. Estas diferenças dependem da localização da isquemia, da extensão e da circulação cerebral acometida.

Distúrbios Visuais:
A perda da visão em um dos olhos, principalmente aguda, alarma os pacientes e geralmente os leva a procurar avaliação médica. O paciente pode ter uma sensação de "sombra'' ou "cortina" ao enxergar ou ainda pode apresentar cegueira transitória (amaurose fugaz).

Perda sensitiva:
A dormência ocorre mais comumente junto com a diminuição de força (fraqueza), confundindo o paciente; a sensibilidade é subjetiva.

Linguagem e fala (afasia):
É comum os pacientes apresentarem alterações de linguagem e fala; assim alguns pacientes apresentam fala curta e com esforço, acarretando muita frustração (consciência do esforço e dificuldade para falar); alguns pacientes apresentam uma outra alteração de linguagem, falando frases longas, fluentes, fazendo pouco sentido, com grande dificuldade para compreensão da linguagem. Familiares e amigos podem descrever ao médico este sintoma como um ataque de confusão ou estresse.

Convulsões:
Nos casos da hemorragia intracerebral, do acidente vascular dito hemorrágico, os sintomas podem se manifestar como os já descritos acima, geralmente mais graves e de rápida evolução. Pode acontecer uma hemiparesia (diminuição de força do lado oposto ao sangramento) , além de desvio do olhar. O hematoma pode crescer, causar edema (inchaço), atingindo outras estruturas adjacentes, levando a pessoa ao coma. Os sintomas podem desenvolver-se rapidamente em questão de minutos.

Como o médico faz o diagnóstico?

A história e o exame físico dão subsídios para uma possibilidade de doença vascular cerebral como causa da sintomatologia do paciente.Entretanto, o início agudo de sintomas neurológicos focais deve sugerir uma doença vascular em qualquer idade, mesmo sem fatores de risco associados. A avaliação laboratorial inclui análises sanguíneas e estudos de imagem (tomografia computadorizada de encéfalo ou ressonância magnética). Outros estudos: ultrassom de carótidas e vertebrais, ecocardiografia e angiografia podem ser feitos.

Como se trata e como se previne?

Geralmente existem três estágios de tratamento do acidente vascular cerebral: tratamento preventivo, tratamento do acidente vascular cerebral agudo e o tratamento de reabilitação pós-acidente vascular cerebral.
O tratamento preventivo inclui a identificação e controle dos fatores de risco. A avaliação e o acompanhamento neurológicos regulares são componentes do tratamento preventivo bem como o controle da hipertensão, da diabete, a suspensão do tabagismo e o uso de determinadas drogas (anticoagulantes) que contribuem para a diminuição da incidência de acidentes vasculares cerebrais.
Inicialmente deve-se diferenciar entre acidente vascular isquêmico ou hemorrágico.
O tratamento agudo do acidente vascular cerebral isquêmico consiste no uso de terapias antitrombóticas (contra a coagulação do sangue) que tentam cessar o acidente vascular cerebral quando ele está ocorrendo, por meio da rápida dissolução do coágulo que está causando a isquemia. A chance de recuperação aumenta quanto mais rápida for a ação terapêutica nestes casos. Em alguns casos selecionados, pode ser usada a endarterectomia (cirurgia para retirada do coágulo de dentro da artéria) de carótida. O acidente vascular cerebral em evolução constitui uma emergência médica, devendo ser tratado rapidamente em ambiente hospitalar.
A reabilitação pós-acidente vascular cerebral ajuda o indivíduo a superar as dificuldades resultantes dos danos causados pela lesão.
O uso de terapia antitrombótica é importante para evitar recorrências. Além disso, deve-se controlar outras complicações, principalmente em pacientes acamados (pneumonias, tromboembolismo, infecções, úlceras de pele) onde a instituição de fisioterapia previne e tem papel importante na recuperação funcional do paciente.
As medidas iniciais para o acidente vascular hemorrágico são semelhantes, devendo-se obter leito em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para o rigoroso controle da pressão. Em alguns casos, a cirurgia é mandatória com o objetivo de se tentar a retirada do coágulo e fazer o controle da pressão intracraniana.

Qual é o prognóstico?

Mesmo sendo uma doença do cérebro, o acidente vascular cerebral pode afetar o organismo todo. Uma sequela comum é a paralisia completa de um lado do corpo (hemiplegia) ou a fraqueza de um lado do corpo (hemiparesia). O acidente vascular cerebral pode causar problemas de pensamento, cognição, aprendizado, atenção, julgamento e memória. O acidente vascular cerebral pode produzir problemas emocionais com o paciente apresentando dificuldades de controlar suas emoções ou expressá-las de forma inapropriada. Muitos pacientes apresentam depressão.
A repetição do acidente vascular cerebral é frequente. Em torno de 25 por cento dos pacientes que se recuperam do seu primeiro acidente vascular cerebral terão outro dentro de 5 anos.





Continue lendo >> Deixe seu comentário

Sem Autopiedade

,

Tem dias que parece que o sol parou de brilhar, que tudo o que tocamos quebra e que nada dá certo. Tudo acontece de tal forma que nos convencemos que todo problema é especialmente direcionado para nós, não importando se havia 50 outras pessoas naquele ônibus; ele quebrou pois você estava nele.
Pode ser que esses momentos durem bastante tempo, o suficiente para plantar em você um sentimento de autopiedade. Então, começa a sentir pena de você mesmo, como se esse sentimento pudesse trazer algum alívio ao seu "suplício".
A autopiedade é como uma muleta quebrada, ela sempre te faz cair e tem pouca utilidade para quem precisa de ajuda.
Este sentimento é exclusivo do ser humano. Esses dias estava assistindo um programa na tv que falava sobre os animais e dizia que eles jamais sentiam pena de si mesmos. Um pássaro cairia do ninho sem nunca lamentar seu infortúnio de não ter conseguido voar.
Na realidade, esse é o segredo do sucesso. Imaginemos que os pássaros deixassem de voar pelo medo de cair do ninho ou, talvez, os leões parassem de caçar por terem falhado durante uma caçada. Suas vidas estariam seriamente ameaçadas e, provavelmente, de toda a sua espécie.
Nossa realidade pode parecer diferente, mas não o é. Vivemos numa selva também e certo ou errado, as pessoas não param para te ajudar. Ninguém quer resolver problemas alheios. Se ninguém sente pena de você, por que você deveria sentir?
Olhe bem para sua vida e enfrente os problemas em pé de igualdade. Sentir pena de você mesmo só te deixará mais vulnerável, vai ser mais fácil ser derrotado.
Procure em sua vida por coisas que te orgulhe e que te tragam alegria. É exatamente isso que tento fazer, fugir dessa armadilha que durante anos me acompanhou também, pois como todos vocês tenho meus momentos de fraqueza. Procure em seus amigos, esposa, seus filhos, pais, a alegria que pode modificar definitivamente a sua vida.

Siga em frente, persista e você será muito feliz!!
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Não Seja Pobre De Espírito

,

Um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres. Eles passaram um dia e uma noite em uma fazenda de uma família muito pobre. Quando retornaram da viagem o pai perguntou ao filho:
- Como foi a viagem?
- Muito boa papai!
- Você viu como as pessoas pobres podem ser? Perguntou o pai.
O filho respondeu:
- Eu vi que nós temos um cachorro em casa e eles têm quatro. Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim e eles tem um riacho que não tem fim. Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm as estrelas e a lua. Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.
Quando o pequeno garoto estava acabando de responder, seu pai ficou estupefato.
O filho acrescentou:
- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto "pobres" nós somos!

Moral da História: Tudo o que você tem, depende da maneira como você olha para as coisas. Se você tem amor, amigos, família, saúde, bom humor e atitudes positivas para com a vida, você tem tudo! Se você é "pobre de espírito", você não tem nada!

Um grande abraço!!
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Meu Herói

,



Meu herói. Este é o nome de matéria de uma revista de circulação nacional, que apresentou ao público relatos muito valiosos.
Abaixo do título do artigo veio escrito:
Todo mundo tem um ídolo assim: em vez de voar ou soltar raios, seu superpoder é o de repassar valores que moldam nosso caráter e nos acompanham pela vida inteira.
Em seguida, as jornalistas apresentam diversos relatos de pessoas falando sobre seus ídolos especiais – esses heróis que lhes deixaram uma contribuição imensurável para a vida.
Deixaram bons exemplos, bons valores. Deixaram uma referência de conduta que lhes permitiu passar pela vida com maior segurança.
Os relatos são belíssimos, singelos, emocionantes.
Um deles, de uma menina de 18 anos, dizia assim:
Meu avô abandonou a família quando meu pai tinha 5 anos. Tempos depois, apareceu em nossa casa, velho e doente.
Meu pai cuidou dele até a morte. Naquele dia, jurei fazer o mesmo:nunca abandonar esse homem tão generoso: meu pai, meu exemplo, meu herói.
Percebamos a beleza desta breve narrativa. Imaginemos que exemplo esse pai está deixando para as próximas gerações!
Um exemplo de amor, de dedicação, de perdão.
Filhos criados em lares que lhes apresentam estas referências elevadas, honrosas, têm muito mais chance de se tornarem homens e mulheres de bem.
Os pais da nova era precisam ter esta vontade de se tornarem heróis para seus filhos, heróis da dignidade, da honestidade, da fraternidade.
Se os filhos encontram seus ídolos dentro do lar, quem sabe possam ser menos influenciados pelos ídolos do momento, pelos ícones instantâneos dos dias atuais, tão perigosos.
Se é natural que as crianças, que os adolescentes e jovens imitam aquilo que julgam interessante, que esta imitação possa ter, no seio da família, uma fonte inesgotável e de qualidade superior.
Depois da vontade, precisam ter o esforço e a abnegação, pois para ser herói de verdade é preciso se dedicar, planejar as ações. Construir em casa uma fonte de boas referências em tudo.
O exemplo vivenciado entre as paredes de um lar possui uma força inimaginável, na construção do caráter da alma infantil.
Não se exige perfeição dos progenitores, de forma alguma. Aliás: a constatação das falhas, das deficiências também é parte importante da construção de um herói.
Heróis não são seres perfeitos: são seres que buscam a perfeição, dia após dia, batalha após batalha.
Que os pais possam ter em mente este objetivo: de deixarem, a cada dia, ano após ano, um jardim de boas referências a seus filhos.
Tais exemplos terão a força de modificar as próximas gerações, pois se forem fortes o suficiente, se marcarem a vida dos filhos, certamente seguirão na direção de netos, bisnetos, etc.
Que os pais deixem belas histórias, belas lembranças, que serão sempre um grande farol a guiar os filhos nos momentos de dificuldade.
Estes são os heróis dos novos tempos: os homens e mulheres de bem que deixarão o legado dos exemplos inesquecíveis, das lições que jamais se perderão no tempo.
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Na Vida...

,

"Na vida, não vale tanto o
que temos, nem tanto importa
o que somos.
Vale o que realizamos com aquilo que
possuímos e, acima de tudo,
importa o que fazemos de nós!"

Chico Xavier



Continue lendo >> Deixe seu comentário

Campanha Nacional do Desarmamento

,

A Campanha Nacional do Desarmamento 2011 tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para retirar de circulação o maior número de armas de fogo possível e contribuir para a redução da violência no País. O lançamento oficial foi dia 6 de maio, no Rio de Janeiro.
Estudos como o Mapa da Violência, divulgado em fevereiro deste ano pelo Ministério da Justiça, apontam diminuição da violência e queda nos índices de homicídio no período das campanhas anteriores. Portanto, é uma das medidas que tem se mostrado eficaz e cumpre determinação do Estatuto do Desarmamento.
A premissa dessa campanha é a boa fé de quem possui ou é proprietário de arma de fogo e decide entregá-la à Polícia Federal ou a um posto de recolhimento credenciado.
A nova campanha tem quatro diretrizes que a diferenciam das duas anteriores:

1. o anonimato de quem entrega a arma de fogo
para estimular o cidadão, que não precisa fornecer dados pessoais para entregar a arma nem para receber a indenização


2. a inutilização da arma no ato do recolhimento
para evitar a possibilidade de ser usada novamente antes da destruição definitiva


3. a agilidade no pagamento da indenização
o prazo para saque é de 24 horas até 30 dias após a entrega


4. a ampliação dos postos de recolhimento
a campanha começa com as unidades da Polícia Federal e a cada semana, serão credenciados novos locais para a coleta de armas de fogo

Conselho Nacional da Campanha do Desarmamento


Com o Ministério da Justiça à frente, a campanha é realizada em parceria com diversas instituições, que compõem o Conselho Nacional da Campanha do Desarmamento.
Participam desse Conselho seguintes instituições: Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministério da Defesa, conselhos estaduais de segurança, conselho das guardas municipais, conselhos municipais dos secretários de segurança, Conselho Nacional de Segurança Pública, Conselho dos Chefes de Polícia Civil, Conselho Nacional dos Comandantes de Polícia Militar, Banco do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Nacional da Defensoria Pública, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional das Igrejas do Brasil, a Associação Maçônica do Brasil e a rede Desarma Brasil, que reúne ONGs como o instituto Sou da Paz e Viva Rio.

A Campanha do Desarmamento na mídia


Para sensibilizar a sociedade a entregar as armas de fogo, foi criada uma campanha de utilidade pública que conta com a locução do ator Wagner Moura, que deu voz, literalmente, ao slogan: “Tire uma arma do Brasil”.
Essa primeira fase, conta com um filme para TV (versões de 30” e 15”), que resgata imagens da campanha de 2008 realizada pelo Ministério da Justiça. e um spot (rádio).
Ambos com a locução de Wagner Moura, que abriu mão de receber cachê.
A veiculação das peças no rádio e na tv também serão gratuitas, com o apoio das principais redes e emissora do País.

Se você conhece alguém ou possui uma arma em casa, não pense duas vezes, participe!




Continue lendo >> Deixe seu comentário

Por Que As Pessoas Estão Tão Agressiva?

,
As vezes me faço a seguinte pergunta: Por que as pessoas estão tão agressivas? No mundo de hoje, percebemos que muita coisa mudou em relação há 15, 20 anos atrás.
Temos várias notícias na mídia relacionadas a brigas de trânsito (muitas acabam resultando em mortes), brigas entre famílias, entre amigos e etc.
Percebemos que o egoísmo e a impaciência reinam na atualidade e muitas tragédias acabam acontecendo por motivos banais. Fica a preocupação em como vai estar o mundo daqui há mais 20 anos. Hoje as pessoas sentem medo de realizarem tarefas simples, como sacar um dinheiro em um caixa eletrônico, sair a noite para passear com a família, parar em um sinal de trânsito e tantas outras coisas que deveriam ser feitas sem a menor preocupação.
As vezes fico imaginando onde tudo isso começou. Lembro das histórias que meu pai contava quando eu ainda era uma criança. Um tempo que parece tão distante e ao mesmo tempo simplesmente histórias, como aquelas inventadas por grandes escritores.
Perdemos aquela sensação de liberdade já faz muito tempo. Vivemos em uma grande cadeia, onde dividimos espaços com outras pessoas sem saber do que são capazes. Muitas vezes o inimigo mora ao lado, ou melhor, dentro de sua própria casa.
Infelizmente somos obrigados a conviver com esse medo e com isso, muitas vezes, acabamos interferindo no desenvolvimento dos nossos filhos. Pois, quando  encontram-se na fase em que precisam conhecer o mundo e aprender a fazer suas próprias escolhas, acabamos proibindo-os e tirando-os a liberdade que até há alguns anos atrás poderíamos oferecer.
Mas, sabemos que muitos de nós tem suas parcelas de culpa. Quando não oferecemos uma educação correta e exemplar ao nossos filhos, quando simplesmente votamos por votar, quando damos créditos e audiência a tudo de ruim que aparece na mídia ou quando percebemos que algo não está indo bem e mesmo assim não tomamos nenhuma atitude.
Mas também, como brasileiro, devemos acreditar e agir para que um dia essa situação possa mudar e nossos filhos possam crescer em um ambiente mais acolhedor e de paz.
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Dia dos Pais

,


Ser pai é ser companheiro,
construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos,
para alicerçar valores que edificam a sociedade.
Ser pai é ser jardineiro, 
plantando raízes de virtudes com mãos delicadas,
para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.
Ser pai é ser herói, 
protegendo o espaço sagrado de seu templo-família,
cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia.
Ser pai é ser fonte de vida, 
inaugurando nossa história com gestos de amor,
renovando perenemente a herança da criação.
Ser pai é ser poeta, 
declamando com carinho os versos de sua vivência,
para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência.

Parabéns a todos os pais!!
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Viva a Sua Vida

,


A vida segue sempre em frente. Você pode estar começando ou terminando seu dia. Pode estar no trabalho, na cama tentando dormir ou acordando, pode estar cheio de saúde ou doente. Milhares de pessoas em situações e circunstancias muito diferentes estão, a despeito de tantas diferenças, vivendo sensações e emoções muito parecidas.
Estão nesse momento ligadas pelo fio sensível e mágico da existência, a vida que se realiza através de cada um. Compartilha-se assim pelo ar um mundo de idéias, valores, crenças, esperanças e ações que parecem combinadas.
Nesse exato momento tem crianças, velhos, jovens, mulheres gordas e magras, homens desempregados, homens ricos, impotentes e poderosos, crentes e ateus, que apesar das distancias comungam da mesma graça. A oportunidade de viver mais um dia. Que bem mais precioso poderíamos desejar além de uma vida com saúde ?
Neste exato momento por maiores que sejam as angustias produzidas pela existências nos seres que pensam, o dom da vida se processa milagrosamente para o bem da humanidade. Aqueles que não gozam de boa saúde, tem a perspectiva da melhora e do prolongamento de sua história.
Ainda assim o doente vive a vida possível a cada amanhecer como um maior dos eventos. Perceber o mundo, saber-se parte desta complexidade na simplicidade dos dias que se renovam na rotina cósmica, é uma riqueza acessível aos sábios. Uma possibilidade que iguala os seres de espírito livre das armadilhas da civilização e da organização humana.
Que você tenha noção dessa riqueza.
Mais um dia de vida, e esse é o mais importante bem que você poderia ter hoje, a melhor notícia que cada pessoa pode receber quando o despertador toca pela manhã.
Em cada despertar você cai do céu, sai das entranhas milagrosas do tempo para continuar a história da humanidade. Encontrar um papel, uma missão nesse mundo para fazer valer o seu tempo, a sua existência, pode ser tudo.
Siga firme, de bem com a vida deste novo dia como você vem fazendo.De um jeito bonito, alegre, confiante enfrente suas dificuldades com a cabeça erguida. Você chegará onde quer e merece chegar. E, mesmo que as coisas estejam difíceis, mesmo que pareça tudo muito longe de ser conquistado, faça tudo direito e honestamente.
Você se revelará uma pessoa melhor no fazer as coisas e não na conquista das coisas. Aja como uma pessoa de bem e do bem, e terá um exército silencioso do seu lado para fazer este dia. E será um grande dia. Porque você quer!


Autor: Irineu Toledo
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Patch Adams - O amor é contagioso

,


Como prometi que toda semana iria indicar um filme, resolvi fazer a indicação de um, que fez muito sucesso na década de 90.
Baseado em uma história real, Patch Adams, é um médico que usa métodos diferentes do que estamos acostumados a ver. Para ele o melhor remédio é o humor. Com sua perseverança, alegria e vontade de ajudar as pessoas, Patch consegue mudar a vida de muitos pacientes. E acredite! A sua também!
Ele está disposto a fazer de tudo por seus pacientes, mesmo que isso signifique arriscar o seu próprio emprego. Pacth Adams - O Amor É Contagioso, é verdadeiramente um filme brilhante e envolvente.













Continue lendo >> Deixe seu comentário

Jovens x Drogas

,

Hoje, vindo do trabalho, me deparei com uma cena lamentável. Um grupo de jovens entre 12 e 15 anos de idade completamente alucinados pelo efeito das drogas. Crianças ainda em formação e já tendo que passar por uma situação dessas. É realmente muito triste de se ver.
Fiquei imaginando que futuro esses jovens vão ter. Será que chegarão a maior idade? Será que um dia veremos um sorriso em seus rostos? Infelismente, sabemos como será o fim da história.
Vemos cada vez mais adolescentes envolvidos com as drogas. São drogas cada vez mais pesadas e de fácil acesso. Onde estão os governantes que não enchergam essa realidade?
Tenho um filho de 4 anos e fico imaginado como estará o mundo daqui há 10, 15 anos. A única arma que temos é a educação dessas crianças.
Confesso que me senti impotente diante daqueles jovens. Uma mistura de tristeza, raiva, indignação com tudo o que vem acontecendo ao redor do mundo. Mas, ao mesmo tempo, não podemos deixar morrer a esperança de que um dia as coisas possam voltar ao normal e o mundo possa ser um lugar de paz e alegria.
Precisava desabafar um pouco, pois foi uma cena chocante. Certamente vou pedir a Deus que ilumine aquelas crianças e que possa mostrar um caminho diferente na vida de cada um deles. Um caminha rumo a esperança de um futuro digno e melhor!


Continue lendo >> Deixe seu comentário

E SE A VIDA FOSSE UMA ESTRADA?

,

Cada um de nós caminha pela vida como se fosse um viajante que percorre uma estrada.
Há os que passam pouco tempo caminhando e os que ficam por longos anos.
Há os que vêem margens floridas e os que somente enxergam paisagens desertas.
Há os que pisam em macia grama e os que ferem os pés em pedras pontudas e espinhos.
Há os que viajam em companhias amigas, assinaladas por risos e alegria. E há os que caminham com gente indiferente, egoísta e má.
Há os que caminham sozinhos – inclusive crianças - e os que vão em grandes grupos.
Há os que viajam com pai e mãe. E os que estão apenas com os irmãos. Há quem tenha por companhia marido ou esposa.
Muitos levam filhos. Outros carregam sobrinhos, primos, tios. Alguns andam apenas com os amigos.
Há quem caminhe com os olhos cheios de lágrimas e há os que se vão sorridentes.
Mas, mesmo os que riem, mais adiante poderão chorar. Nessa estrada, nunca se conheceu alguém que a percorresse inteira sem derramar uma lágrima.
Pela estrada dessa nossa vida, muitos caminham com seus próprios pés. Outros são carregados por empregados ou parentes.
Alguns vão em carros de luxo, outros em veículos bem simples. E há os que viajam de bicicleta ou a pé.
Há gente branca, negra, amarela. Mas se olharmos a estrada bem do alto, veremos que não dá para distinguir ninguém: todos são iguais.
Há gente magra e gente gorda. Os magros podem ser assim por elegância e dieta ou porque não têm o que comer.
Alguns trazem bolsas cheias de comida. Outros levam pedacinhos de pão amanhecido.
Muitos gostam de repartir o que têm. Outros dão apenas o que lhes sobra. Mas muita gente da estrada nem olha para os viajantes famintos.
Há pessoas que percorrem a estrada sempre vestidas de seda e cobertas de jóias. Outros vestem farrapos e seguem descalços.
Há crianças, velhos, jovens e casais, mas quase todos olham para lugares diferentes.
Uns olham para o próprio umbigo, outros contemplam as estrelas, alguns gostam de espiar os vizinhos para fofocar depois.
Uma boa parte conta o dinheiro que leva e há os que sonham que um dia todos da estrada serão como irmãos.
Entre os sonhadores há os que se dedicam a dar água e pão, abrigo e remédio aos viajantes que precisam.
Há pessoas cultas na estrada e há gente muito tola. Alguns sabem dizer coisas difíceis e outros nem sabem falar direito.
Em geral, os sabichões não gostam muito da companhia dos analfabetos.
O que é certo mesmo é que quase ninguém na estrada está satisfeito. A maioria dos viajantes acha que o vizinho é mais bonito ou viaja de forma bem mais confortável.
É que na longa estrada da vida, esquecemos que a estrada terá fim.
E, quando ela acabar, o que teremos?
Carregaremos, sim, a experiência aprendida durante o tempo de estrada e estaremos muito mais sábios, porque todas as outras pessoas que vimos no caminho nos ensinaram algo.
A estrada de nossa existência pode ser bela, simples, rica, tortuosa. Seja como for, ela é o melhor caminho para o nosso aprendizado.
Deus nos ofereceu essa estrada porque nela se encontram as pessoas e situações mais adequadas para nós.
Assim, siga pela estrada ensolarada. Procure ver mais flores. Valorize os companheiros de jornada, reparta as provisões com quem tem fome.
E, sobretudo, não deixe de caminhar feliz, com o coração em festa, agradecido a Deus por ter lhe dado a chance de percorrer esse caminho de sabedoria.



Redação Momento Espírita




Continue lendo >> Deixe seu comentário

Precisando de Serviços de despachante? Procure "J.P Despachante"

Realizamos:

Contrato de locação, Alteração Contratual, Distrato Social, CNPJ, Inscrição Estadual, Legalização de Empresas, Certidões, Procurações, Escritura de Imóveis, Escritura de Doação, Inventário Extrajudicial, Divórcio Extrajudicial, União Estável e Sicaf.

Contatotos: (21) 3361-1490/7706-8090/id 12*343942
E-mail: lupepereira@ig.com.br
 

Mente Aberta Copyright © 2013 | Template design by Jorge Luiz | Powered by Blogger Templates